terça-feira, 30 de outubro de 2012

Durian

Tenho pensado que para me sentir um Asiático só me faltam duas coisas: saber uma língua fluentemente e gostar de durians.
Não sei qual será mais difícil...
 
O durian é a fruta fetiche dos Asiáticos. Tem um sabor estranho e um cheiro que deixa qualquer ocidental a metros de distância.
Diversos hotéis determinam a proibição da entrada do fruto nas suas instalações uma vez que o seu cheiro intenso parece entranhar-se em todo o lado.

Mas hoje, passando à porta de uma loja de sobremesas à base de durian, notava-se de resto ao passar na rua, decidi experimentar o fruto numa versão   diferente a ver se o meu palato se habitua!
Depois de umas 5 colheradas em que parecia que estava a comer algum derivado de petróleo, as minhas pupilas gustativas lá se conseguiram abstrair e começar a apreciar a dita sobremesa que, afinal de contas, até era bem boa!

Agora fiquei foi curioso sobre o meu hálito no final da experiência...

1 comentário:

  1. Amigo, acho que "saber uma língua fluentemente" é o mais fácil e mais indicado.
    Não vale provar Durian misturado com outras coisas que abafam o sabor do Durian.
    Uma vez na Malásia estava eu num hipermercado e vi lá umas embalagens com alguns pedaços de Durians "vai ser desta, vou provar, esta porção tem o tamanho certo..."! Comprei o Durian que estava embalado em película transparente, pu-lo dentro de 2 sacos e mesmo assim na viagem de carro sentimos o cheiro do fruto que tinha sido guardado na mala do carro. Chegado ao hotel/resourt, lá o escondi (tal como dizes é proibido em muitos hóteis) e ao entrar no quarto fui direto para a varanda onde o deixei (para não ficar dentro do quarto). Umas horas depois regresso ao quarto e sentia-se ligeiramente o cheiro do Durian (recordo que ele estava na varanda...). Lá deicidi provar... dei uma trinca num pedaço, fiz um esforço para não desistir à primeira e detestei aquilo! :-) Decidi deitar o resto fora mas para não correr riscos de sentir o cheiro por perto fui pô-lo num caixote numa outra ponta do resourt!!! Resta dizer que no resto do dia andei com a porcaria do sabor do Durian na boca. Nesse dia tomei uma decisão, desisto, não o volto a provar ao natural! :-)

    ResponderEliminar