quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Beijing e a comunicação, ou falta dela

Em Viagem, Outubro de 2012

A chegada a Beijing, primeira paragem no itinerário , foi bastante 'smooth'. Sem problemas na fronteira e um sistema de transportes, comboio e metro, muito pratico de se chegar ao centro da cidade.
Estava tudo bem encaminhado, portanto, nao fosse eu chegar ao hotel, ainda de manha bastante cedo para deixar as coisas e confirmar a reserva, e para alem de ninguem falar inglês, nada de reserva e hotel cheio.
Que bom, pensei eu, todo o trabalho que tive para encontrar um sitio a bom preço e bem localizado por agua abaixo... E em plena Golden Week, a semana de feriado do dia Nacional da China, em que Beijing se enche de turistas nacionais. Aliás já começa a ser tradiçao, já há um ano chegava a Jakarta para iniciar uma viagem pela Indonésia e o hotel que eu tinha marcado nem existia...
Deparei-me assim com o viria a confirmar-se o principal obstaculo em Beijing: a comunicaçao! Por muito que viesse avisado nunca esperei que 99,99% nao falassem uma palavra de ingles! Mesmo os mais jovens!
No entanto para tudo se arranja solucao e, depois de uns 5 ou 10 minutos de Ingles para lá e Mandarim para cá a moça da recepção lá ligou para alguém que falava Ingles. Telefone de um lado para o outro entre traduções e lá se resolveu o problema.
O mesmo filme para comprar um sim card, para o telemovel, que tivesse internet. Para esclarecer tarifários, durações, etc... Tradutor online de um lado para o outro...
Para comer nos restaurantes mais locais idem, limito-me a apontar para o que (acho que) quero e sorrio abanando a cabeça quando continuam a falar para mim como se eu percebesse Mandarim perfeitamente...
'Residentes' em Beijing há mais tempo recomendaram-me umas apps para telemovel em que se fala numa lingua e a app reproduz a tradução na outra.
Mas quê, ia eu perder toda esta diversão??? Naaaaa....

2 comentários:

  1. Nada melhor que pores em pratica tudo que aprendeste de mandarim :)

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Nada de gadjets para ajudar na comunicação. Os problemas de comunicação resolvem-se e são uma animação! Sem isso não seria a mesma coisa.
    Grande abraço

    ResponderEliminar