terça-feira, 30 de outubro de 2012

Summer Palace e Grande Muralha

Em Viagem, Outubro de 2012

Em Viagem, Asia 2012-13/Semana 1

Foi para o último dia da minha estadia em Beijing que guardei a visita ao Summer Palace.
Arrisquei-me seriamente a perder um dos meus locais favoritos!
Era para aqui que os imperadores e concubinas se mudavam no verão quando as temperaturas na cidade proibida se tornavam tórridas.
A grande questão do meu ponto de vista é: isto é muito mais bonito, porque raio é que eles não ficavam aqui o ano todo?
A cidade proibida é um grande complexo de edifícios, zonas com corredores por vezes labirintos, uma grande massa de pedra em contraste com um bonito mas pequeno jardim, que chega a ser sinistro ou intimidatório, na minha humilde opinião.

O complexo do Palácio de Verão, na zona norte de Beijing, ocupa por uma extensão enorme semi-centrada no Palácio em si, lindíssimo e altivo, com vistas que se expraem pela cidade.
Em seu redor lagos, canais, pequenas pontes, jardins magníficos, templos e estruturas tradicionais embelezam de forma espectacular toda a área.

Em contrapartida foi logo nos primeiros dias que concretizei um dos pontos altos da minha visita à China: a ida à Grande Muralha.
Nem tinha muitas expectativas, confesso, é uma obra magnanime é certo, mas ir ver uma pequena porção dela e ainda por cima sendo aquilo que toda a gente quer ver era algo que me "põe off". Mas iria fazê-lo obviamente. E espalhar-me ao comprido também, ir a Balading a zona mais acessível, onde toda a gente vai e ainda por cima em plena Golden Week teria sorte se me conseguisse mexer e ver meia dúzia de blocos da muralha.
Mas entretanto surgiu uma lista de sugestões do amigo Filipe "tens de fazer o hiking da Grande Muralha", indicou-me inclusivamente onde marcar e tudo.
Parece-me muito bem, pensei! A caminhada de começa em Jinshanling, zona ainda com alguma procura turística mas nada que se compare com Badaling. Mas poucos são os que vão mais longe do que o primeiro quilometro ou dois.
Simatai marca o final da caminhada, 7km depois, com algumas subidas exigentes pelo meio mas sobretudo vistas espectaculares em que podemos apreciar a muralha no seu esplendor e magnificência.

Para quem quiser fica a referência: http://www.backpackingchina.com/detail.aspx?id=6
Mas atenção à altura do ano escolhida. Outubro é de facto uma das melhores pois as temperaturas são bastante agradáveis.

Para os mais intrépidos há ainda a secção de Jiankou. Nesta zona a caminhada é bem mais exigente e perigosa estando a muralha parcialmente destruída em grande extensão. Neste caso será necessário organizar transporte e durante a caminhada ser acompanhado por um guia local.



Sem comentários:

Enviar um comentário