terça-feira, 23 de outubro de 2012

Beijing - Centro

Em Viagem, Asia 2012-13/Semana 1

Beijing é brutal! Ouvia-me a repetir isto para mim próprio dia após dia.
Estando aqui é impossivel deixar-nos aborrecer com tanta coisa para visitar, comer e fazer.
A zona mais central está repleta de landmarks. Mas daquelas que vale a pena ver e não apenas para preencher tempo.
Muitas delas dispensam qualquer apresentação como é o caso da Cidade Proibida e praças de Tianamen e Qianmen, oficialmente o centro de Beijing e do País do Meio.
Para quem gostar do estilo, há ainda uma série de museus e o mausoleu d'O Homem, onde ele assiste embalsamado à transformação do seu comunismo num regime capitalisma. Proteccionista e vestido de ditadura mas completamente capitalista!

Daqui, em diversas direcções, extendem-se outros pontos de interesse. Para sul Dashilar - ruas comercias em grandes edificios tipicos Chineses. Para oeste Wangfujing - grandes superficies comerciais, mercadodos de bujigangas e comida onde se pode comer virtualmente tudo o que se mexa. Para norte e este os belos parques de Jingshan e Beihai que permitem do alto das suas colinas ter vistas soberbas sobre a cidade proibida e arredores.
Ainda mais para norte temos o charmoso lago de Hou Hai, ladeado de belos restaurantes que convidam a uma pausa na esplanada, sobretudo depois de percorrer a pé ou bicicleta as enormes avenidas da cidade.
Os Hutongs (ruas estreitas e labirinticas) em redor convidam a mais alguns deambulares. Assim como as Bell e Drum Towers. Mais ao lado, a rua Nanluogu Xiang, que sabe bem frequentar quer de dia quer de noite. Um hutong de cara lavada e cheio de charme onde se encontram diversos cafés, pequenos bares, bancas de comidas, sumos e sobremesas, lojinhas e ainda alguns hostels mais elegantes.
Merecem ainda visita os templos de Lama, para um contacto mais espiritual Budista, e o templo de Confucio, para uma experiencia mais zen e introspectiva.
Por entre todos estes quilometros, ruas cheias de vida, muita vida mas, ao contrário de cidades como Hanoi, Jakarta ou Bangkok, em velocidade Tai Chi!


Sem comentários:

Enviar um comentário