terça-feira, 23 de outubro de 2012

Beijing

Em Viagem, Asia 2012-13/Semana 1

Aterrarei em Beijing no dia 3 de Outubro para começar oficialmente a minha tão desejada viagem.
Enfrentara 'imigração' e lidar com o sistema de transportes de Beijing foi bastante mais fácil do que eu esperava, apesar de em seguida começarem as dificuldades linguisticas. Mas não vamos voltar a esse tema apesar de ser algo com que me debata diariamente.
Cheguei em plena Golden Week, semana de feriado que segue o dia Nacional da China.
Tem tanto de bom como mau. Os Chineses aproveitam para ir para fora cá dentro e uma grande percentagem dos turistas internos prefere rumar à capital Beijing. E nós sabemos que qualquer percentagem de Chineses representa sempre muita, muita gente.
Assim, qualquer landmark ou atração turistica fica completamente a abarrotar de locais, o que não deixa de ser uma experiencia em si mesmo.
Tambem arranjar alojamento fica mais dificil, com os hoteis cheios e inflacionados.
Em compensação os 'touts' ignoram-nos e focam-se nos seus compatriotas, com bem mais oportunidades de gerarem receita do que com duas ou tres almas ocidentais...
Tambem o ar se torna muito mais respiravel devido à redução do tráfego e produção das fábricas em redor.
Descrever Beijing na generalidade é falar numa cidade enorme, inclundo os seus arredores li que tem o tamanho da Belgica, inundada de tradições milenares, edificios caracteristicos, pessoas trabalhadoras mas que vivem num ritmo muito mais brando do que em Shanghai ou Hong Kong. Apesar dos seus 16 milhoes de habitantes não se pode dizer que seja propriamente cosmopolita ou 'corrompida' pelo estilo de vida ocidental, exceptuando alguns bairros ou periferias.

Sem comentários:

Enviar um comentário