domingo, 8 de fevereiro de 2009

Bandeiras

Bandeira da Tailândia

A bandeira da Tailândia tem 5 faixas horizontais com as cores vermelho, branco, azul, branco, vermelho. As cores vermelho, branco e azul representam Nação (e o sange derramado pelo País), Budismo (e a pureza do povo protegido pela sua religião) e Monarquia.
A bandeira é chamada de Thong Trairong pelos Tailandeses, o que significa tricolor.
A bandeira oficial é geralmente acompanhada de duas outras que representam a monarquia. Uma azul referente ao Rei e uma Amarela referente à Rainha.
A insígnia naval inclui ainda um elefante branco ao centro, símbolo do País.

Bandeira do Laos

A cor vermelha na bandeira representa o sangue derramado na luta pela independência, o azul simboliza a riqueza do país. O disco branco representa a lua sobre o rio Mekong, assim como a unidade do país sob o governo comunista.
De 1952 até a queda do governo real em 1975 o país tinha uma bandeira vermelha, com um elefante branco (símbolo real) de três cabeças (representando os três antigos reinos de Vientiane, Luangprabang e Xiengkhoung). Acima do elefante estava um guarda-chuva de nove dobras (símbolo real, originando-se do Monte Meru na cosmologia budista). Abaixo do elefante estava um pedestal de cinco níveis (símbolo da lei no qual o país repousava).

Bandeira do Camboja

A versão actual bandeira do Camboja foi adoptada oficialmente em 1993, após o reestabelecimento da monarquia no país. A bandeira possui três listras horizontais, tendo a central (de cor vermelha) o dobro da largura das outras duas faixas (de cor azul). No meio da faixa branca aparece a entrada do templo de Angkor Wat, que é representada nas várias versões da bandeira desde 1850.
O vermelho representa a Nação, o azul a Monarquia e o branco a Religião (actualmente o Budismo).

Bandeira do Vietname

A bandeira do Vietname é representada por uma estrela amarela num fundo vermelho. A primeira versão desta bandeira apareceu em 1940, usada pelo movimento comunista emergente que se opunha à ocupação Francesa no Sul, e seria adoptada pelos comunistas do movimento Vietminh que lutava contra a ocupação do Norte pelos Japoneses.
Em 1954, após a 2ª Guerra Mundial, Ho Chi Minh conquista a região do Vietname do Norte aos Japoneses proclamando-se presidente e adoptando a bandeira dos Vietminh. A partir de 1976, com a conquista de Saigão pelas tropas do Norte, o País foi reunificado e a bandeira passou a representar a República Socialista do Vietname.


Sem comentários:

Enviar um comentário