segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Em busca de: Angkor Wat

Um dos locais que mais anseio por visitar é Angkor Wat no Camboja, e não foi por acaso que escolhi a sua imagem para dar cor a este blog. Como um dos leitores deste blog disse, vai ser um momento de cortar a respiração...



Trata-se de um tempo ou, sendo mais rigoroso, um complexo de templos (é isso que Wat significa nas línguas Thai, Lao e Khmer) construído no inicio do século XII, constituindo-se como o templo central e capital do Estado Khmer. É o maior e mais bem preservado templo no local e também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo principal foi desenhado para representar o Monte Meru, casa dos deuses da mitologia Hindu e é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer.

Rodeada de lendas e mistérios, esta é a maior estrutura religiosa do Mundo e inclui mais de 1000 locais arqueológicos.
Mas Angkor só foi revelada ao Mundo quando, por volta de 1860, foi descoberta pelo aventureiro Francês Henri Mahout.
Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo na sua bandeira há já mais de um século.


Dentro de um fosso e de uma parede externa de 3.6 km de comprimento, estão três galerias rectangulares, cada uma erguida em cima da outra. No centro do templo fica um quinteto de torres. Também pela grandiosidade e harmonia de sua arquitectura, o templo é admirado pelos seus baixos relevos extensos e pelos vários desenhos que adornam as suas paredes.




Angkor Wat foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

1 comentário:

  1. A simbiose mais que perfeita entre o natural e o divino...onde a terra abraça a arte, criada pelo Homem.
    Onde se morre para se nascer de novo...

    ResponderEliminar