segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Comboios na Indochina

Na viagem à Tailândia tivemos oportunidade de conhecer um pouco das suas linhas férreas mais importantes.
Em primeiro lugar a ponte sobre o rio Khwae e a sua "linha da morte". Esta linha - linha da Birmânia - teve um papel muito importante no sudoeste asiático durante a 2ª Guerra Mundial. Foi construída pelos Japoneses para transportar pessoas e mantimentos para a Birmânia, que tinha sido conquistada pelos Japoneses.
Neste processo,a fim de poder manter a sua autonomia, a Tailândia optou por manter uma atitude passiva em relação às acções Nipónicas.

A linha adquiriu o nome linha da morte devido ao regime implacável usado pelos Japoneses. Tinha 415km de extensão e foi construída em tempo recorde com múltiplas frentes em simultâneo. Os Japoneses utilizaram mão de obra local e escravizaram os seus prisioneiros de Guerra debaixo de condições inumanas. Mais de 160.000 pessoas morreram devido a excesso de trabalho, sub-nutrição, cólera, disenteria e malária. A maioria, contudo, eram trabalhadores asiáticos.
Um dos pontos mais importantes desta linha foi a ponte sobre o rio Khwae, que foi estrategicamente destruída pelos Aliados, com bombardeamentos aéreos, com o objectivo de inutilizar a utilização da linha.
A ponte tornou-se especialmente conhecida devido ao filme "The Bridge on the River Kwai" de 1957 baseado no livro de Pierre Boulle de 1957. No entanto, a história ali contada é extremamente desfasada da realidade.

Após o final da Guerra a Tailândia entrou em acordo com os Aliados e reconstruiu parte da ponte e da linha, dada a sua importância para as comunicações dentro do País.



Conhecemos a ponte e tivemos a experiência de fazer uma de viagem de comboio entre os locais. No caso inúmeras crianças que saíam da escola e usam o comboio como meio de transporte para as suas casas.

A viagem de Chiang Mai para Bangkok foi realizada de comboio, no expresso que interliga a cidade mais importante do Norte à capital. Esta será a mais importante linha do País e o expresso demora 13 horas a fazer cerca 700 km! Embarcamos às 16h30 e chegamos já depois das 8h00.
O comboio tem duas classes, sendo que a 1ª tem pouquissimos lugares, normalmente todos reservados com muita antecedência. Sendo assim, viajamos na classe turistica e sem qualquer problema.
Já que grande parte da viagem é feita durante a noite, neste comboio os assentos transformam-se em camas. Não são muito grandes mas são confortáveis, há lençois e almofadas e funcionários para fazer as camas! Aliás, dormir é mandatório já que pelas 21h ou 22h (não me recordo ao certo) vem um revisor certificar-se que já está tudo na caminha!!!


Até à hora da recolha o tempo foi muito bem passado já que alguns dos nossos companheiros franceses tiveram a feliz ideia de comprar Whisky, batatas fritas, snacks, etc... Foi uma animação!
Mmmm, acho que estes franceses devem ter uma costela portuguesa...
;)

No Vietname, a linha férrea que liga o Norte e o Sul é conhecida como "O Expresso da Reunificação".
A linha tem uma extensão de 1726km e tem como extremidades as duas cidades mais importantes: Hanoi (a Capital) e Ho Chi Minh City (antiga Saigão), serpenteando ao longo da costa.
Contudo é uma das linhas mais lentas do Mundo, a velocidade média é cerca de 50km/h, demorando mais de 30 horas a fazer o percurso entre as duas cidades.



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