sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Snacks

Umas das coisas que mais apreciei na Tailândia foi a sua gastronomia, que é riquíssima e muito variada.
Actualmente sou mesmo grande fã!
Uma mesa típica Tailandesa é constituída por diversos pratos de estilos diferentes, de preferência, acompanhados pelo elemento base da refeição: o arroz Thai.
As ervas e especiarias frescas (e não secas como na cozinha indiana), os vegetais e o molho de peixe são por norma os denominadores comuns dos seus cozinhados, que também se caracterizam pelo cruzamento dos diversos paladares: picante, ácido, doce, salgado.

No entanto, à parte da sua gastronomia tradicional, alguns Tailandeses são apreciadores de um tipo de "snack" muito especial: insectos fritos.
O consumo destas "delicias" é maior em algumas regiões do Norte, onde são vistas como uma importante fonte proteica, mas podem encontrar-se à venda por vendedores ambulantes um pouco por todo o País.
Grilos, gafanhotos, baratas, larvas, besouros de água, escorpiões, asas de morcego... é só escolher!



Eu próprio tive a oportunidade de provar estas iguarias quando estive em Phitsanulok. Apesar de quase me quererem obrigar a comer um bicho enorme, fiquei-me pela larva (só sabe a óleo), pelo estômago de galinha (não gostei, sabe a torresmos) e pelo grilo (nada mau na verdade).
Tinha de provar! Não queria morrer estúpido!!!

Recentemente descobri que no Camboja estão noutro nível. Não vou comentar, não é preciso, o vídeo diz tudo...

1 comentário:

  1. És tão esquisito com certas comidas cá em Portugal e destas não te queixas :p
    Confesso que esta do Cambodja, preferiria morrer estúpida. Aranhas.....iurc!

    ResponderEliminar