Olá Vietname!
Na verdade (tal como previa o Ricardo no seu comentário) o que apetecia dizer quando cheguei a Hanoi era "Adeus Vietname"....
Hanoi, a capital, é uma cidade caótica e barulhenta. É um choque terrível para quem vem do Laos.
O transito é imenso, 95% dos veículos são scooters, não param nos semáforos nem cruzamentos e estão constantemente a buzinar. Quando queremos atravessar a rua é inútil esperar que o tráfego pare, a táctica é mesmo caminhar devagar sempre ao mesmo ritmo e esperar que eles se desviem. Às vezes é preciso fechar os olhos mas resulta.
As ruas estão cheias de gente a vender qualquer coisa e as abordagens são constantes. Os passeios cheios motos estacionadas ou então gente a comer ou a beber sentados em cadeiras minúsculas.
As ruas são super coloridas e repletas de lojas. No 'Old Quarter' de Hanoi cada rua se refere a um artigo. Ou seja, temos a rua dos plásticos onde só se vendem artigos em plástico, a rua dos alumínios, a rua dos brinquedos, a rua dos artigos decorativos, etc...
One Pilar Pagoda
Mausoléu do "Tio" Ho Chi Minh
Americano inflitrado entr locais no Templo da Literatura
Hanoi Old Quarter
Parece que estou a passar uma imagem horrível mas, como disse, eu vim do Laos, talvez esperasse encontrar isto mas nesta altura não era o que desejava.
Mas depois de alguma adaptação conseguimos encontrar o charme de Hanoi. O frenesim e as cores características de uma metrópole Asiática, os edifícios antigos, esguios e de arquitectura colonial que se encaixam entre eles na zona antiga.
É giro mas ainda bem que já sai dali :)
Em Ho Chi Minh City haverá mais e de qualquer modo não foi isto que aqui vim procurar mas sim as paisagens deslumbrantes, a vegetação luxuriante, os templos, a serenidade...
É incrível como o facto de ter vindo do Laos faz tudo parecer tão desinteressante aqui! Até dei por mim a pensar que os Vietnamitas eram antipáticos mas na verdade não são. Respondem sempre com um sorriso a um olá e frequentemente vêem perguntar-me de onde sou. Claro que a conversa não desenvolve muito porque genericamente falam muito pouco inglês...
E já comecei a entrar nessa parte do Vietname. Depois de Hanoi segui para Halong Bay onde naveguei de barco entre aquelas magnificas formações rochosas. Que cenário deslumbrante.
Infelizmente o tempo estava um pouco chuvoso mas por outro lado aquela pequena nebulosidade deu-lhe um ar místico, como se houvesse magia no ar e dragões fossem sair da água a qualquer momento.
Halong Bay
Depois de Halong apanhei o comboio nocturno - Reunification Express - para vir de Hanoi para Hue, onde estou neste momento.
Como já havia referido este comboio liga as duas maiores cidades: Hanoi e HCM City, e leva 38 horas para fazer o percurso completo. O troço Hanoi - Hue demora cerca de 11 horas.
Estação de Hanoi
Uma dúvida, como funcionam aí os comboios? São semelhantes aos portugueses? Também têm pica? São daqueles que têm cama? Há bilhetes de categorias diferentes (ralé, VIPs, super-VIPs, etc.)?
ResponderEliminarEssa duvida dos comboios é interessante :P. Andrézinho tira umas fotos deles para mim, tiras? Pleeeeaaaaaassseeeee!!!! Beijinhos e conta conta conta mais :D!!!! Mara
ResponderEliminarentão?? Grande festa no comboio? ;)
ResponderEliminarPelos vistos ha 3 classes.
ResponderEliminarA mais baixa em que passas aquelas horas todas sentado num banco durissimo e numa carruagem sobrelotada.
A media em que dormem 6 pessoas num compartimento, ou seja, tipo 2 beliches de 3 andares cada.
E a melhorzinha em que ficam 4 pessoas por compartimento, ou seja, dois niveis em altura.
Sim, algum pessoal fez a festa mas eu decidi por o sono em dia. Dormi como um bebe embalado por um comboio super balancante.
Os problemas intestinais haviam chegado um ou dois dias antes pelo que eu estava mesmo a precisar de descansar.
Nestes nao ha recolher obrigatorio como acontece no expresso Chiang Mai - Bangkok na Tailandia.
Olá André, porque é que não fui....Grrrr.Tas tão bem. Tdo tão lindo....que sonho.
ResponderEliminarAproveita ao máximo. Viva os arrojados...Saudades.Bjo
MJ