O Cambodja tem actualmente cerca de 14 milhões de habitantes e uma área de 181.035 km2 (1,4 vezes o tamanho de Portugal).
A capital é Phnom Penh, onde habitam 1,3 milhões de pessoas.
O Camboja fica situado na fértil bacia do Rio Mekong e é coberto por florestas tropicais e cortado por três grandes cadeias de montanhas. Está limitado a norte pelo Laos, a este e sudeste pelo Vietname, a oeste e noroeste pela Tailândia e a sul-sudoeste pelo Golfo da Tailândia.
É a nação do povo Khmer. 90% dos Cambojanos são desta etnia, que também está bastante presente em zonas adjacentes na Tailândia e na área do delta do Mekong no Vietname.
A maioria dos Khmer são seguidores do 'Budismo estilo Khmer'. Trata-se de um cruzamento de Budismo Therevada com Hinduísmo, animismo e adoração de espíritos.
Este povo estabeleceu-se no Sudoeste Asiático há mais de 3000 anos e a sua história está intrinsecamente associada à do Cambodja. Os Khmer foram bastante influenciados pela cultura Indiana, trazida por comerciantes e mestres, tendo adoptado religiões, ciências e costumes.
Adquiriram o conceito de Rei-Deus e os grandes templos simbolizavam uma montanha sagrada. Apesar do desaparecimento dos reinos Khmer, ainda são identificáveis muitos dos seus templos característicos nos territórios do Cambodja, Tailândia e Vietname. O mais importante deles é Angkor Wat.
Com a difusão do Budismo pelos seguidores de Buda os Khmer, que inicialmente se regiam pelo Hinduísmo, passaram a adoptar o Budismo Therevada. Daí que o resultado tenha sido uma mistura de religiões e nos templos se encontrem símbolos de uma e de outra.
O período áureo desta civilização ocorreu no século XII, altura em que foi construído Angkor. Contudo, o declínio começa nos séculos XIII e XIV com sucessivos conflitos com os poderosos reinos Tailandeses de Sukhothai e Ayuthaya.
A continuada agressividade de Siameses e Vietnamitas leva a que em meados do século XIX o Camboja peça ajuda à França e passe a ser seu protectorado. Uns anos mais tarde, juntamente com o Laos e Vietname do Sul viriam a constituir a Indochina Francesa.
A partir da Segunda Guerra Mundial a situação politica torna-se caótica.
Em 1949 o Rei Norodom Sihanouk proclama a independência, que lhe vira a ser concedida pela França.
Em 1970, enquanto Sihanouk viajava no estrangeiro, seu primeiro-ministro, o Marechal Lon Nol, protagoniza um golpe de Estado e estabelece a Républica Khmer.
Em 1975, os Khmer Rouge, liderados por Pol Pot, conquistam o poder pela força. Instituem um regime genocida que destruiu praticamente a população, a saúde, a moral, a educação, o meio ambiente e a cultura.
Em 1979 forças Vietnamitas invadem o país e retiram o Khmer Rouge do poder.
Passam-se mais de dez anos de reconstrução penosa, quase sem ajudas externas, até que em 1992 a ONU intervêm criando condições para eleições.
Forma-se um novo governo e o Rei Sihanouk regressa ao poder.
No entanto, os Khmer Rouge não estavam controlados e continuaram a dominar algumas regiões até ao final dos anos 90, altura em que se renderam às forças governamentais em troca de amnistias.
O país é uma monarquia constitucional desde 1993.
O Camboja é um país predominantemente agrícola, com pouca industrialização, e baixos rendimentos. O principal produto agrícola é o arroz. O cultivo é praticado em vales fluviais, com intenso uso de mão-de-obra e aproveitamento do solo.
Outros produtos agrícolas importantes são: borracha, café, cana-de-açúcar, chá e pimenta-do-reino. Todos esse produtos são voltados principalmente para a exportação.
Dois locais estão classificados como património da Humanidade: Angkor e o Templo de Preah Vihear.
Regresso a casa
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário