Nunca tinha sentido, como muita gente, a atração pelo Oriente. Atraía-me mais o Ociente e as suas civilizações antigas... e as praias tropicais.
No entanto, já há muito tempo que queria ir à Tailandia. Motivo principal: as praias tropicais! Motivado pelas imagens fantásticas que nos chegam, através de fotos e filmes, de Phuket e das Phi-Phi.
A isso aliava-se a curiosidade de visitar o resto do País, entrar em contacto com uma cultura e um modo de vida que, supunha eu, fosse totalmente diferente do nosso.
Em 2007 surgiu a oportunidade! De facto encontrei o que esperava e muito mais.
As espectativas foram largamente superadas. As praias e o mar são excelentes mas o que mais me marcou foi ter aterrado num "mundo" diferente. Os templos, as cores, os cheiros, a natureza, os elefantes, as pessoas, a sua simpatia simplicidade e paz de espirito, a gastrononia... E a harmonia com que todos estes factores se combinam. Marcante, sem dúvida!
E assim surgiu a vontade de voltar e, mais do que isso, nasceu a paixão pelo Oriente, sobretudo pelo Sudoeste Asiático.
Agora sim entendo o fascínio que algumas pessoas têm pelo Oriente. Agora sim entendo porque é que os Portugueses de outros tempos, na busca das especiarias, não se ficaram pela India e foram muito mais além. E agora sim sinto-me também um pouco mais orgulhoso dessa história e por saber que fomos os primeiros Europeus a chegar tão longe e a ter o privilégio da Descoberta.
E por tudo isto, há um ano que só penso em lá voltar.
Depois da Tailandia, preparo agora o regresso para conhecer o Laos, Vietname e Camboja.
O regresso à Indochina!
Há-de ser este ano!
Regresso a casa
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário