quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Guilin e Longji

Em viagem, Asia 2012-13/Semana 5

 

A próxima etapa na minha viagem seriam os arrozais de Longji, conhecidos internacionalmente pelo nome "Dragon backbone rice terraces".

Na impossibilidade de seguir directamente a partir de Yangshuo acabei por passar 1 dia em Guilin.

Muita gente acaba por passar aqui uns dias mas sinceramente é tempo perdido. A cidade tem a sua piada e alguns montes de formação rochosas mas em comparação com Yangshuo é muito menos interessante. Para além disso parar ter vistas decentes é necessário entrar em parques e o preço dos bilhetes é completamente desproporcionado. Em Yangshuo o efeito visual é incomparavelmente mais bonito e as melhores vistas custam apenas o aluguer de uma bicicleta.

De qualquer modo é um bom sitio para quem não quer fazer muito e, nesse caso, recomendo estadia na guesthouse River Side.

 

 

A partida para arrozais fez-se na manha seguinte num mini bus que sai da estação de comboios para Dazhai, parando em He Ping compra do bilhete de acesso. Sim, welcome to China onde absolutamente tudo se paga...

Despejado em Dazhai, à entrada dos arrozais que é uma área enorme, eu e uns 4 casais olhavamos em redor com uma expressão de "now what?". A informação dos guias de viagem é muito parca em relação a este lugar.

Bem, pelo menos tinha reservado um quarto numa guesthouse em Tiao Tou e juntamente com um casal Espanhol/Colombiano fiz a caminhada de 40 minutos montanha acima tendo um primeiro contacto com os arrozais.

Uma vez estabelecido e almoçado e super-simpática e prestavel dona da guesthouse desenhou-me um mapa com os caminhos e principais miradouros que, de modo a facilitar a comunicação dos locais com os visitantes, convenientemente estão numerados como "point number 1, 2 and 3".

Nessa tarde uma caminhada de 3h de Tiao Tou para o point #1 e #3 onde o por do sol é mais bonito. Na manhã seguinte, nascer do sol no point #1 e visita ao #2.

Depois do pequeno almoço, caminhada de umas 4h até Ping An.

As vistas de qualquer ponto em redor de Tiao Tou são verdadeiramente extraordinárias. É possivel constatar que todas as montanhas em redor foram recortadas em forma de terraços de plantação de arroz. Esta não foi, contudo, a melhor altura do ano para os visitar pois foi logo após a colheita e os terraços estavam algo despidos.

Mas estes terraços são conhecidos por oferecerem diferentes panoramas durante as várias estações do ano. Durante a estação das chuvas estão cobertos de água tornando-se espelhos que refletem o céu e as montanhas, na primavera o verde resplandecente, antes da colheita reluzem em dourado e durante o inverno ficam brancos com a cor da neve.

 

 

O trekking até Ping An não é nada do outro mundo - isto se o compararmos com as vistas em redor de TiaoTou - mas atravessa algumas paisagens dignas de serem vistas e cruza ainda uma aldeia da étnia Miao.

Já chegados a Ping An voltamos a ter 2 ou 3 miradouros de onde se presenciam belos cenários. A partir de um deles, dizem que os montes e arrozais se assemelham às costas serpenteantes de 9 dragões. Daí o nome "Dragon Backbone". É bonito, de facto, mas é preciso ter a imaginação um pouco apurada para lá chegar, digo eu...

 

 

De Ping An apanhamos o último autocarro de regresso a Guilin.

 

Algumas dicas:

Ping An é muito mais turistica que Tiao Tou. Proliferam guesthouses, restaurantes e o destino das tours de um dia.

Para potenciais interessados em fazer esta visita, que aliás recomendo vivamente, aconselho a fazer o mesmo trajecto que eu fiz. Apesar de um pouco desnorteado à partida, revelou-se ser a melhor forma de apreciar os Longji TiTian.

Para os que tenham menos tempo recomendo de qualquer forma pernoitar em Tiao Tou mas, em vez de fazer o percurso até Ping An, apanhar o primeiro autocarro de DaZhai para Guilin.

Tiao Tou fica em plena montanha do lado de Dazhai, não havendo qualquer transporte até lá, é apenas acessivel a pé. Pernoitar em DaZhai não tem qualquer vantagem uma vez que fica na base da montanha e mais afastada dos pontos de interesse.

A guesthouse em que fiquei chama-se Jīntián, a dona é a pessoa mais simpatica deste mundo e ligando antecipadamente pode dar uma preciosa ajuda quanto ao transporte desde Guilin. Contudo, em Tiao Tou, há diversas alternativas equivalentes.

O preço de um quarto é cerca de 100 RMB e o bilhete de acesso são 80 RMB.

 

Guiin, Yangshuo e a área de Longji TiTian ficam localizados na provincia de Guanxi, na China.

 

 

1 comentário:

  1. O Natal Foi bom?
    É bom saber que reativaste o blog. Aqui sempre dá para saber mais pormenores dessa fantástica viagem.
    Um feliz ano novo!
    Ana Henriques

    ResponderEliminar