quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Yangshuo

Em viagem, Asia 2012-13/Semana 4

 

Deixei Hong Kong em direcção ao Sul da China com um misto de saudade dos lugares que deixava pra trás, incerteza pois previa mais dificuldades do que nas grandes cidades onde tinha estado até então e excitação pois ia ao encontro dos lugares que estavam no meu imaginário.

Fazer o Sul da China de Este para Oeste acabou por se revelar uma viagem fantástica, sem nunca defraudar as espectativas e sem difuculdades relevantes, de modo que apenas o sentimento de excitação permaneceria à medida que a viagem decorria.

 

Em Hong Kong apanhei o metro até à fronteira com a mainland China. Aí, depois de passar as formalidades fronteiriças, estaria imediatamente em Shengzen. Dois minutos de caminhada à frente e encontrei a enorme estação de autocarros e não menos enorme estação de comboios de onde parti no comboio nocturno para Guilin.

Seria a minha terceira viagem nocturna de comboio. Para quem quer evitar os aviões, viajar em “sleeper class” é sem duvida uma excelente forma de enfrentar longas distancias.

 

Cheguei a Guilin de manhã cedo, sendo que a minha intenção era seguir imediatamente para Yangshuo. Acabei por fazê-lo numa espécide de tour que combina a maior parte da distancia de autocarro com percursos de barco nas partes mais bonitas do rio Yulong.

Se o percurso de barco é absolutamente magnifico, o trajecto de autocarro também atravessa lugares extramemente bonitos já que à medida que nos aproximamos de Yangshuo a densidade de montes em redor aumenta exponencialmente.

 

 

À partida para a minha viagem, se tivesse que escolher apenas um local a visitar na China, Yangshuo seria a minha escolha.

Receei que as expectativas estivessem demasiado elevadas e que por isso não fossem alcançadas mas isso nunca aconteceu.

 

O centro da pequena cidade de Yanshuo é extremamente movimentado, particularmente a West Street, especialmente por turistas Chineses e em feriados e fins de semana.

Sendo assim é uma zona onde é muito fácil encontrar bons e diferentes tipos de locais para comer, beber um copo ou fazer as compras necessárias do dia a dia mas no que diz respeito a estadia e passeios recomenda-se uma certa distância.

Uns 4 dias não foram muito tempo para explorar a zona. Para além do dia da vinda e passeios de barco, outro com pequenas caminhadas e algum relaxe imposto por chuva intensa, 2 dias foram dedicados a explorar a envolvente de bicicleta.

Escolhi seguir as margens dos rios Yi e Yulong com alguns desvios aqui e ali. À medida que nos afastamos do centro a concentração de turistas diminui gradualmente e em alguns trajectos é possivel ter apenas a companhia do rio de das deslumbrantes montanhas em redor.

 

 

Algumas Dicas:

Para quem viajar “on a budget” mas com exigencia de um certo conforto a Senior Leader Youth Hostel é uma boa opção. Paguei 100 RMB com o cartão da YHA, o aluguer de bicicletas é muito barato e fica numa rua calma pertissimo do centro. O staff é bastante prestável.

A parte do rio considerada mais bonita para fazer de barco é entre YiangDi e XinPing. Em alternativa à tour que fiz de autocarro + barco, a opção DIY (do it yourself) e de melhor aproveitar a região será ir de autocarro de Guilin até XinPing, pernoitar e explorar a envolvente e só depois seguir para Yangshuo. Era o que eu faria se tivesse tido mais informação à partida...

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário