Em Viagem, Dia 26 [14-04-2009]
Um do templos que mais me impressionou foi Bayon. Por todo lado vemos caras de Budas com diferentes expressões pois o templo está recheado de torres com 4 lados com uma cara em cada lado.
O templo foi mandado contruir pelo Rei Jayavarman VII e ergueu-se entre finais do sec XII e sec XIII e ficava localizado no centro da capital Angkor Thom. Este era um templo Budista Mahayana, a religião seguida por Jayavarman, mas depois da sua morte sofreu alterações introduzidas por Reis Hindus ou Budistas Therevada que lhe sucederam.
Na época de Angkor o costume era cada Rei contruir um templo que constituiria a sua marca em termos de poder e arquitectura. Raramente esses templos mantinham a sua egemonia quando um novo Rei tomava o trono.
Os templos tinham uma inspiração religiosa Budista ou Hindu, conforme a religião seguida pelo Rei. É frequentemente encontrarmos representações de várias religiões num mesmo templo. Isto porque dada a alterancia de religiões seguidas pelos Reis ditou alterações a templos que originalmente foram ergidos em honra a um determinado culto.
A própria religião actual do Camboja, sendo predominantemente Budista Therevada, inclui crenças e rituais Hindus e ancestrais.
Em Bayon encontramos um templo impressionante repleto de caras de Budas feitas à imagem da face do Rei Jayavarman, ou Deus-Rei como gostavam de se intitular.
Nas paredes encontramos centenas de metros de baixos-relevos que representam historias, mitologias e eventos, que se constituem num dos melhores documentos históricos de como era a sociedade Khmer na altura.
Visitei este templo em pleno Ano Novo Khmer, que se celebra entre 14 e 16 de Abril, e assim sendo tive a oportunidade de assistir a alguns festejos que aqui se realizaram.
I love your photos Andre...can't wait 'till I see those.
ResponderEliminarHappy trails...
Ernel