segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Thailand here I come!

Em Viagem, Asia 2012-13/Semana 9

Logo na primeira semana na China, na visita ao Summer Palace, conheci uma rapariga Isralelita. Infelizmente a conversa nao foi muito longa pois deu-se entre o final da visita e a viagem de metro de regresso que poucas paragens depois fez com que seguissemos caminhos separados.
Mas foi uma boa conversa, ela estava a terminar uma viagem de quase 2 meses pela China e eu estava a começar a minha por igual periodo, com muitos lugares em comum mas em sentido inverso.
Disse-lhe que iria viajar durante 8 meses sobretudo pelo Sudoeste Asiatico ao que ela retorquiu: "há 2 anos também ia viajar só 9 meses no Sudoeste Asiatico e acabei por ficar 1 ano e meio ... uma vez que entras no S.A. não consegues parar!". Sorri, sinto exactamente essa atracção.

Disse-lhe que depois da China iria para a Tailandia, pelo menos para o Loy Krathong, e ela suspirou dizendo "Ai que sorte! Gostei muito da China mas a Tailandia... Sabes como é tudo é muito mais fácil, comer, comunicar, aqui às vezes é complicado. Quem me dera...".
Sorri e pensei: não é o que eu sinto agora, estou a adorar Beijing mas prevejo que daqui a um mês sinta isso. No Sul da China esperam-me lugares fantásticos mas a comunicação vai ser um grande problema e vou estar desejoso de ir para a Tailandia, até porque é um País que eu adoro.

Hoje ao final do dia voo finalmente para Chiang Mai e posso dizer que tal pensamento não me assolou. Hoje sim sinto uma excitação em regressar a um lugar onde me sinto como uma segunda casa e às temperaturas elevadas, mas até aqui não.

O sul da China foi verdadeiramente fantástico. Conheci lugares e pessoas extraordinárias. A barreira da comunicação foi sempre ultrapassada com sucesso. As pessoas são amáveis e com grande vontade de ajudar. Mesmo quando a situação está mais dificil acontece ou aparece sempre alguem que desbloqueia o problema.
A semana passada foi a que custou mais, no norte da provincia de Yunnan, devido às baixas temperaturas: -8ºC à noite, e às longas viagens de autocarro. Mas a vontade de explorar e as paisagens extraordinárias valem por qualquer sacrificio.

Fruto do acaso (ou não, quem sabe) há 2 dias quando saí do hostel em Dali em direcção a Kunming, a última paragem, reparei que teria um companheiro de viagem. Chinês, pensei, mas depois dos cumprimentos e habitual "where are you from?" fiquei a saber que "I'm from Thailand... studying in China... monday will fligh from Kunming back to Beijing" e eu "really??? Monday I will fly from Kunming to Chiang Mai, Thailand!!!".
Excelente pessoa, acabaria por ser meu room-mate em Kunming e passamos longas horas a babarmo-nos a falar da comida Tailndesa, oportunidade para eu absorver mais informação sobre a cultura so seu País e começar a treinar o meu fraquinho Tailandês. No bolso levo uma data de dicas para Chiang Mai, de onde é original a sua família.

Em Kunming agora não se está mal, a temperatura máxima é de 20ºC e a mínima cerca de 9. Mas eu confessei "I can't wait for the hot weather in Chiang Mai", onde 20ºC é a temperatura mínima!
Oficialmente a Tailandia tem 3 estações: Hot season, Rainy season e Cold Season. Mas a cold season deles é tipo Junho em Portugal...
Então perguntei "In Thailand the Cold season starts in December, right?", abanando a cabeça respondeu "We don't have Cold season. We say we have: Hot, very hot, very very hot and fucking hot!" - gargalhada geral!






Sem comentários:

Enviar um comentário