sábado, 24 de novembro de 2012

Rumo ao Sul

Em Viagem, Asia 2012-13/Semana 3

Na minha agenda a seguir a Shanghai vinha Hong Kong. Hoje, baseado nos comentários que ouvi entretanto, talvez fizesse diferente planeando paragens no West Lake e Huang Shan, a sul de Shanghai.

A compra dos bilhetes de comboio Beijing-Shanghai foi à última da hora e isso obrigou-me a adquirir os bilhetes mais caros.
Assim sendo, a primeira coisa que fiz quando cheguei a Shanghai foi dirigir-me à bilheteira para comprar os bilhetes para a próxima paragem pretendida: Hong Kong. Nem queria acreditar quando a menina do guichê me diz que estavam esgotados pelo menos para os 15 dias seguintes!
Meio desorientado com a notícia, o meu primeiro dia em Shanghai foi passado fazendo shightseeing entre buscas de pontos de venda de bilhetes, na esperança que alguma agencia tivesse bilhetes para revenda.
Quando finalmente me convenci que isso não ia acontecer decidi que tinha que mudar o plano: apanhar o comboio para Guangzhou, seguir para Macau e só mais tarde para Hong Kong.

Cheguei a Guangzhou de manhã cedo tinha de comer qualquer coisa e encontrar o autocarro para Macau.
Não seria a coisa mais fácil do mundo já que Guangzhou é uma cidade enorme, o maior entreposto de transportes do sul da China, onde poucos falam Inglês. Ou mesmo Mandarim já que a lingua dominande é o Cantonês.
Com a ajuda de uns Russos lá encontrei a estação de metro que ficava a uns bons 15 minutos da de comboios e, com a ajuda de um prestável vendedor de Iphones roubados que não falava uma palavra de Inglês (para além de Iphone), lá encontrei o Hotel em frente ao qual partem os autocarros para Ao Men (Macau).

Os autocarros saem com uma reguaridade de cerca de 30 minutos, pelo menos em pleno auge do dia, o que proporcionou que a espera fosse curta.
Pára no posto fronteiriço para que possamos "sair da China" e entrar em Macau.

Confuso mais uma vez naquele empreendimento enorme com multiplas escadas e free-shops puz em prática a estratégia do costume: seguir os chineses que vinham no autocarro.
Mas eles movem-se com muita rapidez e eu tive de me dirigir para uma das intermináveis filas para "foreigners". Acrescentar o facto que me querem revistar as mochilas à saida da China (!!!) porque no raio X viram que eu tinha livros!!!
Pois é, não fosse eu transportar algum dos titulos censurados ou politicamente sensivel. Por sorte não me confiscaram o Lonely Planet, nem todos se podem gabar do mesmo já que por vezes é um dos livros retidos por retratar a China sem... Taiwan!
Bem, passo apressado e mais uma interminavel fila para "estrangeiros" à entrada em Macau. Acrescentar que à saída do posto fronteiriço não consegui identificar onde estava o meu autocarro e quando finalmente o vi já foi tarde demais, estava de partida...






Sem comentários:

Enviar um comentário