quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Xin Chao" Vietname

Em Viagem, Dias 10 a 13
Olá Vietname!
Na verdade (tal como previa o Ricardo no seu comentário) o que apetecia dizer quando cheguei a Hanoi era "Adeus Vietname"....
Hanoi, a capital, é uma cidade caótica e barulhenta. É um choque terrível para quem vem do Laos.
O transito é imenso, 95% dos veículos são scooters, não param nos semáforos nem cruzamentos e estão constantemente a buzinar. Quando queremos atravessar a rua é inútil esperar que o tráfego pare, a táctica é mesmo caminhar devagar sempre ao mesmo ritmo e esperar que eles se desviem. Às vezes é preciso fechar os olhos mas resulta.
As ruas estão cheias de gente a vender qualquer coisa e as abordagens são constantes. Os passeios cheios motos estacionadas ou então gente a comer ou a beber sentados em cadeiras minúsculas.
As ruas são super coloridas e repletas de lojas. No 'Old Quarter' de Hanoi cada rua se refere a um artigo. Ou seja, temos a rua dos plásticos onde só se vendem artigos em plástico, a rua dos alumínios, a rua dos brinquedos, a rua dos artigos decorativos, etc...


One Pilar Pagoda


Mausoléu do "Tio" Ho Chi Minh
Americano inflitrado entr locais no Templo da Literatura












Hanoi Old Quarter

Parece que estou a passar uma imagem horrível mas, como disse, eu vim do Laos, talvez esperasse encontrar isto mas nesta altura não era o que desejava.
Mas depois de alguma adaptação conseguimos encontrar o charme de Hanoi. O frenesim e as cores características de uma metrópole Asiática, os edifícios antigos, esguios e de arquitectura colonial que se encaixam entre eles na zona antiga.
É giro mas ainda bem que já sai dali :)
Em Ho Chi Minh City haverá mais e de qualquer modo não foi isto que aqui vim procurar mas sim as paisagens deslumbrantes, a vegetação luxuriante, os templos, a serenidade...

É incrível como o facto de ter vindo do Laos faz tudo parecer tão desinteressante aqui! Até dei por mim a pensar que os Vietnamitas eram antipáticos mas na verdade não são. Respondem sempre com um sorriso a um olá e frequentemente vêem perguntar-me de onde sou. Claro que a conversa não desenvolve muito porque genericamente falam muito pouco inglês...

E já comecei a entrar nessa parte do Vietname. Depois de Hanoi segui para Halong Bay onde naveguei de barco entre aquelas magnificas formações rochosas. Que cenário deslumbrante.
Infelizmente o tempo estava um pouco chuvoso mas por outro lado aquela pequena nebulosidade deu-lhe um ar místico, como se houvesse magia no ar e dragões fossem sair da água a qualquer momento.





Halong Bay

Depois de Halong apanhei o comboio nocturno - Reunification Express - para vir de Hanoi para Hue, onde estou neste momento.
Como já havia referido este comboio liga as duas maiores cidades: Hanoi e HCM City, e leva 38 horas para fazer o percurso completo. O troço Hanoi - Hue demora cerca de 11 horas.


Estação de Hanoi



Reunification Express

E para já e isto!

5 comentários:

  1. Uma dúvida, como funcionam aí os comboios? São semelhantes aos portugueses? Também têm pica? São daqueles que têm cama? Há bilhetes de categorias diferentes (ralé, VIPs, super-VIPs, etc.)?

    ResponderEliminar
  2. Essa duvida dos comboios é interessante :P. Andrézinho tira umas fotos deles para mim, tiras? Pleeeeaaaaaassseeeee!!!! Beijinhos e conta conta conta mais :D!!!! Mara

    ResponderEliminar
  3. então?? Grande festa no comboio? ;)

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos ha 3 classes.
    A mais baixa em que passas aquelas horas todas sentado num banco durissimo e numa carruagem sobrelotada.
    A media em que dormem 6 pessoas num compartimento, ou seja, tipo 2 beliches de 3 andares cada.
    E a melhorzinha em que ficam 4 pessoas por compartimento, ou seja, dois niveis em altura.
    Sim, algum pessoal fez a festa mas eu decidi por o sono em dia. Dormi como um bebe embalado por um comboio super balancante.
    Os problemas intestinais haviam chegado um ou dois dias antes pelo que eu estava mesmo a precisar de descansar.
    Nestes nao ha recolher obrigatorio como acontece no expresso Chiang Mai - Bangkok na Tailandia.

    ResponderEliminar
  5. Olá André, porque é que não fui....Grrrr.Tas tão bem. Tdo tão lindo....que sonho.
    Aproveita ao máximo. Viva os arrojados...Saudades.Bjo
    MJ

    ResponderEliminar