sexta-feira, 10 de abril de 2009

Saigao/Ho Chi Minh City

Em Viagem, Dias 20 a 22 [8 a 10-04-2009]
A caminho de Saigão previa que não iria gostar da cidade, previa a confusão de Hanoi numa escala maior e o caos do transito multiplicado por 5.
Na verdade não há nada para não gostar em Saigão. E uma cidade cosmopolita, uma metrópole ao estilo ocidental com largas avenidas, jardins, edifícios antigos que contracenam com edifícios modernos e alguns arranha-céus.


Edifícios em Saigão


Opera House

Ate o transito e mais fácil para nos porque, apesar de mais intenso que em Hanoi, aqui eles ate param nos semáforos o que facilita bastante quando e preciso atravessar a rua.



Saigão era o nome antigo da cidade que mudou para Ho Chi Minh City quando, depois da saída dos Americanos, as tropas do Norte conquistaram o Sul e reunificaram o Pais. Mas aqui ninguém usa o novo nome para se referir a sua cidade.



Estação dos Correios de Ho Chi Minh City

Aqui, finalmente, tive contacto com a historia da guerra, parte do Vietname que, sinceramente, vinha evitando desde inicio.

Primeiro no Museu Militar onde nos fazem questão de mostrar as atrocidades cometidas pelas tropas Americanas ("and their puppets"). Os bombardeamentos, o terror e ataques infligidos sobre as populações indefesas e inocentes, os massacres, as consequências da utilização de agentes químicos, as torturas e decapitações sobre os Vietcong capturados.


Foto de uma mulher que nadava com os filhos tentando escapar de um bombardeamento

Depois com a visita aos túneis de Cu Chi nos arredores de Saigao. Podemos espantarmo-nos com a mestria, imaginação e coragem com que os Vietcong e as populações do local criaram uma teia de túneis super estreitos que usavam para combater os Americanos mas também onde dormiam, cozinhavam, tratavam os feridos, etc.


Nos túneis de Cu Chi

Incrível ver como, quase sem recursos, criavam armas e armadilhas para atacar os Americanos.


Armadilha anti-Americanos

Sem comentários:

Enviar um comentário