segunda-feira, 30 de março de 2009

"Pop Gan Mai" Laos

Em Viagem, Dias 5 a 10
"Ate breve" Laos!
Já estou no Vietname (desde ontem ao fim da tarde) e aproveito agora para escrever um pouco sobre o Laos. Não é que não houvesse locais onde aceder a internet no Laos, há e bastantes. Não escrevi antes simplesmente porque estive demasiado ocupado a tentar absorver o máximo que pude deste Pais fantástico onde se transpira serenidade.

Depois de Vientiane fui para Vang Vieng que balança entre o melhor e o "pior".
O melhor são as paisagens deslumbrantes, a vegetação luxuriante, as montanhas que se vêem ao espelho no Rio Nam Song.
O pior e que o centro deste pequena cidade (vila/aldeia nos padrões europeus) se tornou um ponto de paragem obrigatório dos backpackers uma vez que fica no caminho entre as duas maiores cidades: Vientiane e Luang Prabang.
Digo "pior" porque ruas apinhadas de "falangs" (estrangeiros), que vem à procura das belas paisagens mas também de diversão, bares cheios de luzes e musica aos berros não era propriamente o que eu esperava encontrar por estes lados... Talvez noutro lugar até achasse piada...


Vang Vieng

De qualquer modo é sempre possível evitar essa parte. Para alem de admirar as paisagens, trekking, andar de barco ou kayak, uma das actividades que aqui se pode fazer e que é muito popular é o "tubbing". Consiste em descer o rio sentado numa câmara de ar de um pneu de camião e ir parando nos bares que rodeiam as margens de um segmento do rio.


Vila a caminho de Luang Prabang


Depois segui para Luang Prabang, antiga capital do Laos. Cidade lindíssima, toda ela património da Humanidade. As suas ruas combinam o estilo tradicional Lao com edifícios de arquitectura colonial Francesa.


Luang Prabang

A cidade é pequena e muito pacata. Os bares fecham o mais tardar as 23h30 porque a cidade deita-se e levanta-se cedo para fazer as oferendas aos monges assim que o dia rompe.
A não perder: as marginais do rio Mekong e Nam Kanh, as grutas Pak Ou, os templos lindíssimos, os cafés e restaurantes French-style, as quedas de agua de Kuang Si e, o mais importante, nao esquecer de absorver o ritmo calmo e relaxado da cidade.


Kuang Si

E do Laos foi só isto. Não imaginam a inveja que sinto dos backpackers que fui conhecendo que me diziam que passavam ali duas a quatro semanas...

Laos, um pais a revisitar, com toda a calma que exige e merece!

8 comentários:

  1. Para a próxima abre os olhos nas fotos :D

    ResponderEliminar
  2. Estas modernices são realmente fixes... mas dão uma inveja dos diabos ;)
    Mas tudo bem, é um masoquismo saudável... hei-de sobreviver a esta tortura!!!

    Vai fazendo um esforço para nos manteres actualizados...BOAS FÉRIAS

    ResponderEliminar
  3. xiiii :) também kero... ai k inveja!!! (deve ser a frase k mais ouves lol )

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, a descrição que fazes da agitação de Vang Vieng é "assustadora" e um grande constraste com o resto!
    Imagino que se entráste no Vietname por Hanói não deves ter gostado muito pois há um grande contraste com, usando palavras tuas, a serenidade de Laos. O trânsito é hiper-barulhento para quando se vem de paragens serenas dessas!!!

    Abraço e keep on going!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha é ver as fotos com os telhados completos! (private para o Chibo)

    Continua André, o teu Blog está delicioso, espero que essa aventura continue assim.

    ResponderEliminar
  6. Jimmy boy ja temos saudades :D! Tou a ver que tas a aproveitar bem a tua jornada...
    Aproveita e que tudo corra bem...infelizmente temos que acompahar essa grande viagem via blog do Jimmy eh eh
    Traz uma lembrança pa Mara:D
    Quando entras no comboio?
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Lololol, acho bem, ja te pediram a lembrança :P, por isso nao tenho mais nada para te dizer :D!!!
    Que inveja, Andrézinho!!!!! Ai, eu disse para me levares contigo! Tem algum jeito eu não estar aí? Achas que tem? E depois, eu podia ser a tua fotografa particular, assim nao ficavas com os olhos fechados no meio da pequenada :P lol! Temos saudades, mas mais inveja ;). Aproveita bem porque quando voltares vais ter que me aturar com montes de perguntas, para já vou me contentando com o teu blog enquanto te insulto de tudo e mais alguma coisa :p! Beijinhos e boas viagens lindo!

    ResponderEliminar
  8. Que turma de meninos tão bem comportados!!! aposto que o mais irrequieto é o que está a tapar os olhos :)
    estou a adorar o teu blog andrezasso, é fascinante acompanhar esta tua aventura... mesmo sendo à distância!

    grande abraço e continua a dar notícias.

    rui

    ResponderEliminar