sábado, 25 de abril de 2009

"Sua s'dey" Cambodja

Em Viagem, Dia 22 [10-04-2009]
Olá Cambodja!
A viagem Vietname-Cambodja foi por estrada.
Depois da visita aos túneis de Cu Chi o grupo dividiu-se. Uns regressaram a casa e nós seguimos para mais uma semana de descobertas.
A viagem de Cu Chi até à capital do Cambodja demora cerca de 6 horas, aproximadamente hora e meia no Vietname e o restante no Cambodja desde a fronteira em Bavet até Phnom Penh.



Certamente que voar teria sido mais rápido e confortável, até porque o mini-bus no Cambodja não era grande coisa e as estradas, não sendo muito más, são sempre estradas nacionais.
No entanto, se voássemos iríamos perder tudo aquilo que esta viagem nos proporcionou. Magnificas paisagens de planícies sem fim aqui e ali coloridas com vegetação tropical, búfalos de água que tranquilamente pastam ou se banham nos rios e lagos e ainda ver como são as aldeias fora das maiores cidades.





E a simpatia e generosidade daquela gente parece não ter fim. A pedido de algumas pessoas tivemos de parar para ir à casa de banho. Como ali não havia nenhuma estação de serviço ou casa de banho pública a guia pediu a uma família para usarmos a de sua casa. Prontamente a puseram à disposição e nos acolheram com a maior simpatia.
E depois de terem cerca de 10 pessoas a entrarem-lhes pela casa a dentro, sem sequer pagarem nada para usar a casinha, ainda nos ofereceram uma saca enorme cheia de mangas para a viagem!



Enquanto esperava caminhei alguns metros pela estrada fora. Despertei a curiosidade de uma pequena família que dentro da sua casa, aberta para o exterior como é normal, estava a ter uma refeição.
Da estrada acenei e cumprimentei com um "Sua s'dey" a que prontamente retribuiram com um convite para comer com eles!

É assim a vida no Cambodja fora das cidades, pessoas sempre disponiveis a receber quem quer que seja e a partilhar aquilo que têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário