domingo, 1 de março de 2009

Em busca de: Rio Mekong

O Rio Mekong é um dos maiores rios do Mundo, com 4.183km de comprimento, e o mais importante do Sudoeste Asiático.

Nasce no Tibete e atravessa a província Chinesa de Yunnan, a Birmânia, a Tailândia, o Laos, o Cambodja e o Vietname. Desenha a fronteira norte entre a Birmânia e a Tailândia, desce o Laos quase sempre parte da linha de fronteira com a Tailândia, atravessa o Cambodja entrando finalmente no Vietname antes de desaguar no mar da China Meridional.
No Sul do Vietname o rio divide-se em múltiplos canais formando o Delta do Mekong fazendo desta área uma das maiores no cultivo de arroz em toda a Ásia.
Dada a sua localização, nas proximidades a oeste da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão), foi o palco das maiores batalhas da Guerra do Vietname.
Para além do nome Mekong, na China recebe o nome de "Láncāng" (Rio Turbulento), na Tailândia "Mae Nam Kong" (Rio Mãe) e no Vietname "Sông Lon" (Rio Grande).

O primeiro Europeu a encontrar o Mekong foi um Português, António de Faria em 1540, mas as incursões Europeias neste rio não foram muito exploradas, limitando-se a algumas expedições missionárias e comerciais.

A sua navegação é difícil devido às grandes variações de fluxo de água e à presença de rápidos e quedas de água.



A pesca é uma das actividades ecomónicas mais importantes para a região, sendo o peixe do Mekong uma das principais fontes de proteína da dieta local.
No rio existem mais de 1200 espécies de peixe identificadas e cerca de 120 são procuradas pelas actividades pescatórias. Ao que parece o rio alberga as maiores espécies de peixe do Mundo, alguns exemplares chegam aos 3 metros de comprimento como é o caso do peixe gato gigante.


Delta do Mekong e os seus mercados flutuantes

Sem comentários:

Enviar um comentário