quinta-feira, 5 de março de 2009

República Democrática Popular do Laos

O Laos tem 6,6 milhões de habitantes e uma área de 236.800 km² (quase 2,7 vezes Portugal).
Não tem ligações ao mar sendo rodeado pela China a norte, Birmânia a noroeste, Tailândia a oeste, Vietname a este e Cambodja a sul.



A região que hoje é o Laos foi dominada pelo reino Nanzhao até o século XIV, sucedido pelo reino local de Lan Xang. A capital era Luang Prabang. No século XVIII o reino do Sião (Tailândia) assumiu o controle da região. Mais tarde, no século XIX, a França que já dominava o Vietname, assume também o protectorado do Laos, formando assim a Indochina Francesa. A capital passa a ser Vientiane, cidade junto à fronteira com a Tailândia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão teve uma breve ocupação do Laos. No entanto em 1945, com o fim da guerra, o Laos proclama a sua independência sob a liderança do rei Sisavang Vong. Contudo, a França só aceitaria a independência mais tarde e torna-se uma Monarquia Constitucional em 1954.
A França continua a apoiar o Exercito Real do Laos mas seria substituída pelos Estados Unidos da América. Os EUA entram como parte do seu plano de "contenção" do comunismo, lutando contra o movimento comunista emergente Pathet Lao.



O Laos ver-se-ia arrastado para a Guerra do Vietname. Partes do País foram ocupadas pelo exército do Vietname do Norte que usava o território para esconderijos, treino e rotas para a guerra no sul do Vietname.
Em resposta os EUA deram apoio a milícias anti-comunistas no Laos e apoiaram a invasão do Laos pelos Vietnamitas do sul.

A instabilidade política na região causada pela Guerra causa uma guerra civil e diversos golpes de estado. Em 1975 é proclamada a República e instalado o governo comunista Pathet Lao apoiado pela República Socialista do Vietname e pela União Soviética destronando o governo do rei Savang Vatthana, apoiado pela França e pelos Estados Unidos.
A resposta dos EUA durante a guerra civil foi: bombardear. Levaram a cabo bombardeamentos aéreos massivos trazendo para o Laos o registo do País mais bombardeado de sempre com 260 mil bombas e uma média de uma B-52 a cada 8 minutos, 24 horas por dia, entre 1964 e 1973.
Como resultado muitas pessoas perderam a vida. Ainda hoje ocorrem consequências destas bombas uma vez que muitas repousam ainda por explodir.

O governo do Pathet Lao renomeou o País para "República Democrática Popular do Laos".



É o País mais pobre do SE Asiático. A actividade económica baseia-se enormemente de sua agricultura e sobretudo no cultivo de arroz.
As ligações rodoviárias ligam apenas os maiores centros urbanos e as vilas ligam-se a estas vias por estradas em terra. Outras importantes vias de comunicação são os rios.
A grande maioria da população vive em zonas rurais.
As principais cidades são a capital Vientiane (200 mil habitantes), Luang Prabang (100 mil) e Savannakhet (120 mil).



É o País menos desenvolvido da região mas, aparentemente, isso não é causa de grande preocupação. Os habitantes são reconhecidos pela sua forma descontraída de viver a vida e também pela sua simpatia.
O Laos é calmo e pacífico, o ideal para umas férias relaxantes.
A religião predominante é o Budismo Therevada.



Existem 2 locais classificados como Património da Humanidade: a cidade de Luang Prabang e o templo Khmer de Wat Phou.
O governo vai propor o mesmo estatuto para as Planícies de Jarros, com jarros do período megalítico.


Sem comentários:

Enviar um comentário