domingo, 16 de agosto de 2009

Templos de Angkor - Angkor Wat

Em Viagem, Dia 27 [15-04-2009]

Finalmente Angkor Wat...
Uma palavra: impressionante! Ou várias: imponente, glorioso, majestoso, fabuloso... enfim, acho que não há palavras para descrever o que se sente ao estar frente a frente com este colosso.
É um sonho tornado realidade, um misto de magia. É perder o chão, sentirmo-nos minúsculos face ao que aquele templo representa e ao mesmo tempo tão grandes por termos conseguido chegar até ele.

O dia começou bem cedo. Melhor dizendo começou de noite... Levantamo-nos de madrugada e apanhamos uma tuk-tuk para chegar a Angkor Wat ainda antes do sol nascer e podermos captar esse momento. O ceu estava um pouco encoberto, o que é normal na estação seca, mas o espectáculo não deixou de ser marcante. O sol foi subindo, o céu iluminando-se e o grande templo foi-se mostrando ao pouco e timidamente saiu da escuridão.
Digo-vos que esta é a melhor altura para visitar o templo. Apesar de muita gente aqui vir ver o nascer do sol o número de visitantes não se compara com as enchentes que ocorrem quando o sol já vai alto. Além disso o calor ainda não é tão forte.








De qualquer modo, voltamos mais tarde e, fruto de estarmos a atravessar o ano novo khmer, a enchente era enorme. Não de turistas, havia poucos pois esta é coincidentemente a época baixa, mas de locais que se deslocam com as familias inteiras em romaria aos maiores templos. Sobretudo a Angkor Wat que é o verdadeiro orgulho nacional. Não há Cambojano nenhum com quem tenha falado que não fale de Angkor Wat com grande orgulho e emoção.






Explorei Angkor Wat pelos vários angulos, caminhei em todo o seu redor e percorri os seus infindáveis corredores tanto quanto era possivel pois algumas partes estão já vedadas ao público, como é o caso de subir às torres.
Mas a imagem mais fascinante de Angkor Wat é a que se tem do seu exterior. Olhar de frente para este templo é uma experiencia absolutamente hipnotizante. Assim, depois te tanto caminhar, decidi que o melhor que tinha a fazer era simplesmente comtempla-lo.
E assim o fiz, sentado na margem do lago acompanhado de uma bela Angkor Beer.


















E na hora de ir embora, à medida que caminhava em direcção ao exterior, sentia um impulso constante de olhar para trás. Deitar-lhe um ultimo olhar vezes e vezes repetidas sentindo já uma grande nostalgia por deixar aquele lugar.






@indochina-mon-amour.blogspot.com

1 comentário:

  1. Espectacular!! grandes imagens, grandes descrição..em resumo..Grande blog1! parabens!! Será possivel falar contigo de uam forma mais reservada, catarina@minube.com!!
    Fico à espera!
    Catarina

    ResponderEliminar