segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Encontros e Despedidas

Em Viagem, Dias 37 e 38 [25 e 26-04-2009]

Ao 28º dia, em viagem há quase um mês, este era o dia em que estava definido dizer adeus aos meus companheiros de viagem e dar inicio a uma série de viagens para regressar a casa.
Começou em Vientiane no Laos: Eu (Portugal), o Don (EUA), o Ken (Nova Zelandia) e a Julia e a Olivia (Inglaterra). Uma semana depois chegavamos a Hanoi onde se nos juntaram mais 15 pessoas. Em Chu Chi dissemos adeus a 7 deles, que voltariam mais cedo a casa enquanto nós, os restantes 12, nos faziamos à estrada em direção a Bavet (Camboja).
Eu ficaria mais uma semana onde me cruzei com mais locais e outros viajantes.
Uma série continua de encontros e depedidas, assim é uma viagem. Todos os dias conhecemos lugares, pessoas, hábitos e culturas novas e todos os dias também temos de dizer adeus a algo ou alguém. Alguns marcam-nos mais outros menos, mas quando marcam marcam mesmo e a despedida custa sempre.
Como bom Português, compatriota dessa palavra tão nossa: "saudade", confesso que não é fácil ter de deixar para trás um lugar pelo qual nos apaixonamos, uma pessoa com quem temos algo a aprender, ou alguém a quem já chamamos amigo seja local ou turista como nós, consciente que um reencontro no futuro não será muito provavel. Até mesmo os episódios menos agradáveis são relembrados no futuro com um sorriso nos lábios.

Foi por isso que, no regresso a casa, apertavam mais as saudades daquele mundo de onde tinha acabado de sair do que daquele para onde regressava, onde sempre estive e para onde sempre poderei voltar.

E quando me perguntam como me senti depois de regressar de uma viagem de tão fortes emoções? Apetece-me citar a frase mais estampada em t-shirts no Sudoeste Asiático: "Same Same, But Different".

Ao 37º dia saí de Bangkok e cheguei a casa mais de 50 horas depois. Era altura do adeus final, mas eu não gosto dessa palavra prefiro um "até já". É que tenho a certeza que vou voltar!

1 comentário:

  1. Vais voltar sim.... muitas vezes de cá para lá, muitas outras de lá para cá.
    bj
    li

    ResponderEliminar