domingo, 11 de janeiro de 2009

Indochina

Indochina ou Peninsula Indochinesa é uma região do sudeste asiático, entre o leste da Índia e o sul da China. Inclui Vietname, Laos, Camboja, e Tailândia, Malásia e Myanmar (antiga Birmânia).

O termo foi atribuido pelos franceses, que assim baptizaram a sua colônia que compreendia os atuais países Vietname, Laos e Camboja.

Historicamente, os países do Sudeste da Ásia foram influenciados culturalmente pela China e pela Índia, mas sobretudo por esta última. No Vietnam, no entanto, ocorreu o contrário. A influência indiana é residual e veio através da civilização Champa. Este era um reino hinduísta que ocupava a parte centro-sul do atual Vietnam, e existiu entre o século VII e 1832, entrando em declínio a partir do século X, por pressão do Dai Viet, senhores do atual Vietnam do Norte. Em 1832, foi anexado pelo imperador vietnamita Minh Mang.

No sentido estrito, a Indochina abrange apenas o território da antiga Indochina Francesa, incluindo:
- Camboja
- Laos
- Vietnam


Em sentido amplo, pode incluir também:
- Península da Malásia (extremo sul da península, exclusive a Insulíndia ou Arquipélago Malaio)
- Mianmar
, antiga Birmânia, que era parte da Raj Britânico até 1947
- Singapura (também considerada parte da Insulíndia
- Tailândia (antigo Sião)

A principal religião nesses países é o Budismo Theravada ou Hinayana. O BudismoMahayana é predominante no Vietnam, enquanto na Malásia e Singapura a população se distribui entre budistas, hinduístas, cristãos e muçulmanos.


in Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário