quarta-feira, 22 de julho de 2009

Espreitando Angkor Wat

Dos céus espreito e eis que se ergue imponente nos meandros da selva...

Em Viagem, Dia 26 [14-04-2009]

A visita mais esperada estava guardada para o último dia. No meio de uma grande ansiedade, ao penúltimo, lá espreitamos e o grande templo lá estava, glorioso como sempre o tinhamos imaginado.





terça-feira, 21 de julho de 2009

Templos de Angkor - Ta Prohm

Em Viagem, Dia 27 [15-04-2009]

Ta Prohm é o famoso templo onde as "árvores crescem em cima das pedras".
Este templo foi fundado pelo rei Jayavarman VII como mosteiro Budista e universidade.
Cada templo Angkoriano é unico mas o que o distingue actualmente dos demais é o facto de estar mais ou menos no mesmo estado em que foi encontrado, mantendo as árvores que crescem sobre as ruínas e a envolvência na selva.
No início do sec XX inciou-se um processo de conservação e restauro dos edíficios de Angkor mas foi decidido que este iria ser deixado, de uma maneira geral, conforme foi encontrado. Existem, contudo, alguns trabalhos no sentido de estabilizar as estruturas e abrir permitir acessibilidade aos visitantes.

Este templo deve a sua fama não só a esta característica pitoresca e invulgar mas também ao facto de aqui ter sido filmado o filme Tomb Raider.
















segunda-feira, 20 de julho de 2009

Templos de Angkor - Bayon

Em Viagem, Dia 26 [14-04-2009]

Um do templos que mais me impressionou foi Bayon. Por todo lado vemos caras de Budas com diferentes expressões pois o templo está recheado de torres com 4 lados com uma cara em cada lado.


O templo foi mandado contruir pelo Rei Jayavarman VII e ergueu-se entre finais do sec XII e sec XIII e ficava localizado no centro da capital Angkor Thom. Este era um templo Budista Mahayana, a religião seguida por Jayavarman, mas depois da sua morte sofreu alterações introduzidas por Reis Hindus ou Budistas Therevada que lhe sucederam.



Na época de Angkor o costume era cada Rei contruir um templo que constituiria a sua marca em termos de poder e arquitectura. Raramente esses templos mantinham a sua egemonia quando um novo Rei tomava o trono.

Os templos tinham uma inspiração religiosa Budista ou Hindu, conforme a religião seguida pelo Rei. É frequentemente encontrarmos representações de várias religiões num mesmo templo. Isto porque dada a alterancia de religiões seguidas pelos Reis ditou alterações a templos que originalmente foram ergidos em honra a um determinado culto.


A própria religião actual do Camboja, sendo predominantemente Budista Therevada, inclui crenças e rituais Hindus e ancestrais.

Em Bayon encontramos um templo impressionante repleto de caras de Budas feitas à imagem da face do Rei Jayavarman, ou Deus-Rei como gostavam de se intitular.



Nas paredes encontramos centenas de metros de baixos-relevos que representam historias, mitologias e eventos, que se constituem num dos melhores documentos históricos de como era a sociedade Khmer na altura.


Visitei este templo em pleno Ano Novo Khmer, que se celebra entre 14 e 16 de Abril, e assim sendo tive a oportunidade de assistir a alguns festejos que aqui se realizaram.